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Dicas para ativar e melhorar seu networking

Dicas para ativar e melhorar o networking

 

Fazer networking é uma importante estratégia para sua empresa crescer, além de ser uma experiência que proporciona grande desenvolvimento pessoal.

Para algumas pessoas o maior desafio dessa abordagem é vencer a timidez, pois consideram o networking como algo impossível de ser feito.

Contudo, entender o seu significado em português ajuda a eliminar esse estigma. Em tradução livre significa “rede de contatos”. Algo bem simples, não é mesmo?

Com certeza, em algum momento da sua vida, você já precisou da ajuda de um amigo ou conhecido.

Além disso, também é bem difícil que haja algum empresário bem-sucedido que nunca procurou por alguém desconhecido pensando nas portas que “essa pessoa poderia abrir”.

Em síntese, essa é a essência do networking: ativar e melhorar sua rede de contatos.

Sendo assim, para que você faça bom uso dessa abordagem, separamos algumas dicas. Saiba como cultivar uma lista de contatos que farão toda a diferença em seu negócio.

 

Reveja a sua lista de contatos

Devemos sempre atualizar nossa rede de contatos, com possíveis trocas de números e endereços de e-mail, além de sempre agregar mais e mais contatos a ela.

Antes de mais nada, tendo em vista que esse contato poderá ser útil em algum momento, podemos precisar deste contato ou indicá-lo para outras pessoas.

Por isso, comece a organizar seu networking olhando os contatos que você já tem, sem deixar nenhum de lado.

Considere amigos de infância, vizinhos, colegas de escola, colaboradores terceirizados, profissionais que você conheceu em trabalhos anteriores ou palestrantes que você admira.

Além disso, pode ser que você conheça algum amigo de algum desses contatos e transformá-lo em cliente.

E como encontrar e ativar esses contatos? Uma forma muito simples é utilizar as redes sociais, como o LinkedIn e o Facebook.

Outra ideia é criar grupos no WhatsApp ou canais no Telegram para reunir pessoas que tenham interesses em comum.

A troca de dicas, contatos e informações nesses lugares é alta e uma enorme oportunidade de networking.

Ampliar a rede de contatos e melhorá-la aumenta o fluxo e a troca de conhecimentos.

Determine uma frequência

Crie uma rotina para ampliar seu networking e conhecer pessoas novas, o que força você a sair da sua zona de conforto.

Inclua em sua agenda eventos, feiras, simpósios, congressos, cursos e workshops que sejam relacionados tanto ao seu mercado quanto ao ramo de atuação que pretende atender futuramente.

A frequência em que você coloca em prática essas ações pode ser quando sentir necessidade, mas o intervalo pode ser trimestral ou semestral.

Da mesma forma é imprescindível manter contato com quem você incluiu em sua lista e cultivar o networking e a troca de informações.

Acompanhe a carreira desses contatos e dê parabéns sempre que conquistarem um novo emprego, finalizarem um projeto ou concluírem um curso importante para suas carreiras.

Uma plataforma excelente para aplicar essa abordagem é o LinkedIn, que te notifica de forma eficiente sempre que alguém atualiza o perfil, publica um artigo ou compartilha algo interessante.

Encontre seus contatos pessoalmente

Sair do ambiente virtual é extremamente importante para um networking de sucesso.

Dependendo do seu grau de amizade é possível encontrar alguns de seus antigos contatos em bares e restaurantes para reuniões menos formais e para reconhecimento de território.

No caso de indicações ou contatos que se desenvolveram muito bem no ambiente virtual, uma ideia interessante é utilizar um coworking. Assim, ambos os lados sentirão credibilidade e a conversa pode evoluir para uma negociação satisfatória.

No caso de abordar um desconhecido, o bom senso ditará o tom. Seja muito gentil nessa hora e observe se sua atitude não está incomodando.

Devemos nos identificar corretamente, falar quem somos, como chegamos até ele e por qual motivo.

Por outro lado, ao menor sinal de constrangimento, peça desculpas pelo incômodo e retire-se antes de forçar a barra.

Tire proveito de um interesse mútuo

Todos sabemos que uma relação bem-sucedida só ocorre quando há um interesse mútuo, ou seja, ideais em comum.

Sabe aquele grupo de amigos da faculdade do WhatsApp ou o canal sobre sua área de atuação que você participa no Telegram? Com certeza, todos os envolvidos compartilham de gostos parecidos.

Não há fórmula mágica para estreitar relações e, se você perceber que a pessoa não está genuinamente interessada, melhor procurar alternativas.

Definitivamente, o mesmo vale quando é você que não tem interesse. O ideal é se concentrar em achar bons aliados para se obter bons negócios.

Quando retomamos antigas relações de amizade, podemos iniciar um diálogo sobre o mercado de trabalho.

Depois, evoluímos a conversa para saber se esse contato tem interesse em seu serviço ou produto.

Contudo, vale ressaltar que devemos deixar claro que compreendemos se a pessoa não tiver interesse. Em contrapartida é interessante nos manter abertos a suas propostas.

Quem sabe dessa conversa não resulta em uma parceria ou em um negócio em outro momento mais propício?

Troque cartões de visita

Quando você conseguir fazer uma conexão interessante, não perca a oportunidade de oferecer seu cartão de visitas.

É muito provável que a pessoa com quem você conversou retribua também com um cartão.

Dessa forma, você tem o e-mail e o telefone para continuar a conversa em outro momento.

Uma boa forma de manter contato é enviar um e-mail, por exemplo, com um artigo relacionado ao que vocês estavam falando.

Também pode adicionar no WhatsApp e compartilhar links interessantes por esse meio de comunicação.

Mantenha-se aberto a aprendizagem

Ampliar a rede de contatos e melhorá-la aumenta o fluxo e a troca de conhecimentos.

Com o networking você conhecerá pessoas incríveis e com grande bagagem profissional.

O contato com diversos profissionais é vantajoso, pois você consegue ter acesso a informações que normalmente não teria.

Antes de mais nada, especialistas sempre devem estar abertos a troca de informação e o networking é uma ótima forma de manter-se atualizado.

É importante observar, ainda, que o aprendizado também acontece com o interlocutor, já que você também compartilhará o que sabe.

Por isso, nada melhor do que um escritório compartilhado como o VIP Office para ativar e melhorar seu networking, além de se manter atualizado sobre o seu mercado ou conhecer outros e ampliar sua atuação.

Neste ambiente há uma grande facilidade de se conhecer pessoas pelos corredores e em nossos eventos e encontros mensais.

 

Venha tomar um café conosco e conhecer mais a fundo nossos ambientes, tipos de salas, benefícios, infraestrutura e planos.

Agende, ainda hoje, uma visita em uma de nossas unidades. Acesse www.vipoffice.com.br, envie um e-mail comercial@vipoffice.com.br ou ligue (11) 4081-3001.

 

2019-04-16T18:28:22+03:00